sexta-feira, 5 de junho de 2015

GERMÂNICO

No poema ZUMBI EM EVOLUÇÃO eu menciono "Alberto do germânico nobre, iluminado, humilde como as cores preta e branca do retrato". Então, uma leitora que me perguntou qual o significado da palavra "germânico". A resposta segue abaixo:
Os povos germânicos dividiam-se em numerosas tribos e receberam esse nome por habitarem a região da Germânia, que era uma região da Europa localizada além dos limites do Império Romano, mais precisamente entre os rios Reno, Vístula e Danúbio, e os mares Báltico e do Norte.
No que se refere às origens étnicas do povo germânico, existem evidências coletadas por arqueólogos e lingüistas que levam a crer que, entre 1.000 a.C. e 500 a.C., havia um povo ou um conjunto de povos que compartilhava uma cultura e uma estrutura social comum e que habitava a região que
vai do sul da Escandinávia até o norte da Alemanha. A forte e duradoura permanência de tribos germânicas ao sul da Escandinávia é evidenciada pelo fato de não se terem encontrado localidade com nomes pré-germanicos na região, uma vez que apenas por volta de 2.000 a.C. é que se tem notícia da chegada de uma língua indo-européia.
Uma curiosidade interessante é que os povos germânicos eram considerados " bárbaros " pelos povos romanos, nomenclatura essa que ficou bastante famosa. A palavra bárbaro, do grego bárbaroi, significa literalmente: estrangeiros, ou seja, que não comunicam-se por meio da língua grega e não compartilham a mesma cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário