quinta-feira, 16 de abril de 2015

O ESCRAVISMO NO BRASIL

O escravismo no Brasil tem muitas faces, mas vou falar de uma em especial, o escravismo empresarial.
O que seria isso? Ora, as empresas que negam os direitos trabalhistas conquistados a sangue, suor e mortes no Brasil. Nesse nosso riquíssimo e imenso país há cidades que não ofertam trabalho, e outras que ofertam. Notou que falei trabalho, não emprego?  Qual a diferença entre trabalho e emprego?
Trabalho: Te dá condições de não morrer de fome hoje, mas não dá perspectiva alguma pro futuro. Sem plano de saúde, plano odontológico, plano de carreira, e um salário irrisório etc.
Emprego: lhe dá condições de projetar o futuro, com todos os direitos assegurados por lei.
No Ipu emprego é utopia, mas existe trabalho. Sempre mal remunerado, sem hora extra, domingo no mês, e planos voltados para a saúde são uma piada de muito mal gosto. Daí você pensa, claro, uma cidade pequena do interior do Ceará. Veremos outro caso, o da cidade cartão postal do Brasil, o nosso belo Rio de Janeiro.
Morei quatro anos na cidade maravilhosa, de praias lindas, apartamentos luxuosos e, trabalhos escravos. Boa parte das empresas fluminenses e cariocas não lhe dão nem a metade dos direitos garantidos pelas leis trabalhistas desse país. Veja bem, não estou supondo, estou afirmando. E aqui não vem ao caso mencionar os nomes dessas empresas, pois já estamos carecas de saber. Então, vem uma empresa que nem o Mcdonalds dizer a imprensa brasileira que cumpre toda a legislação trabalhista, uma bela piada, digna de troféu. E os órgãos fiscalizadores, o que fazem? Certamente estão muitos ocupados bebendo um cafezinho com a propina recebida pelas empresas.
Alberto Ativista, escritor e poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário