quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A VIOLÊNCIA VESTE VERMELHO

Texto de minha autoria falando sobre a violência e suas causas, publicado no blog Expresso Ipu:

(Ipu-CE) "Poeta ipuense faz reflexão sobre a violência que assombra Ipu"

"A VIOLÊNCIA VESTE VERMELHO"

A violência veste vermelho, o vermelho do sangue grosso escorrendo, o vermelho dos olhos que choram, o vermelho que mancha nossa massacrada sociedade.

Nelson Mandela nos disse que "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", e ele tem toda razão. 

Nós estamos acostumado a enxergar só a violência que sangra, a que está explícita na nossa cara. Mas, existem muitos tipos de violência, e uma das mais estarrecedoras é o inacesso a educação.

Não conheço ninguém que tenha entrado no crime por amor, se o cara que chefia o morro com um fuzil, pudesse chefiar uma faculdade com uma caneta, qual das duas opções você acha que ele escolheria? A deseducação de um povo é uma mortal ferramenta para gerar violência. 

Mas, ai esbarramos em outro detalhe, a educação de um povo é uma mortal ferramenta para produzir paz, consequentemente justiça, ou seja, para os nossos governantes investir em educação seria uma faca de apenas um gume que estaria diariamente apontada para as suas cabeças. 

Sem falar que para os admistradores desse país é mais lucrativo investir em festas e estradas que geram votos rapidamente, do que investir em educação e cultura que posteriormente o povo poderia usar contra os próprios governantes.

As medidas sócioeducativas não funcionam, o militarismo não funciona, prova incontestável disso é que o menor quase sempre volta a ser reincidente, e a polícia brasileira é a que mais mata e a que mais morre no mundo. Não há paz sem justiça, e não há justiça sem educação.

Alberto Ativista, escritor e poeta

Link do texto: http://expressoipu.blogspot.com.br/2017/08/ipu-ce-poeta-ipuense-faz-reflexao-sobre.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário