sábado, 17 de novembro de 2018

O PODER E A PESTE

O PODER E A PESTE

Usei esse título proveniente do belíssimo livro de Lira Neto que narra a luta incansável de Rodolfo Teófilo contra a cólera e a varíola, pestes que ceifaram centenas de milhares de vidas. É importante evitar acumulos de lixo onde mosquitos gostam de ficar devido a matéria orgânica lá presente, evitando até outras pestes.

LEISHMANIOSE

O calazar é uma das doenças parasitárias que mais mata no mundo. A leishmaniose visceral também conhecida como calazar, é a forma mais grave da leishmaniose. Se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 95% dos casos.

PESTE SUÍNA

Peste Suína Clássica também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma enfermidade contagiosa e muitas vezes, fatal aos suínos.

DA INVOCAÇÃO DA PROTEÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO

SÃO SEBASTIÃO PADROEIRO DO NOSSO BELÍSSIMO IPU, NOS DÊ O PODER PARA VENCER AS PESTES LEISHMANIOSE E SUÍNA. EU ROGO, NÓS IPUENSES ROGAMOS QUE NOS PROTEJA, PROTEJA NOSSOS LARES, E PRINCIPALMENTE PROTEJA NOSSAS VIDAS.

AMÉM!

Alberto Ativista, escritor e poeta.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

VÉU DE NOIVA

Nossa querida Bica do Ipu de encantos mil, véu de noiva assim apelidada. Mas há uma lógica nesse véu de noiva, afinal toda noiva tem um noivo, e todos nós ipuenses somos noivos dessa magnitude chamada Bica do Ipu.

A linda Bica do Ipu de 130 metros de altura, retratada no romance Iracema de José de Alencar, onde a bela índia virgem, Iracema dos lábios de mel, apaixona-se pelo homem branco que tudo indica ser uma referência a Martín Soares Moreno fundador da Capitania do Siará. Mas, e a pergunta que não quer calar? Onde está a água da Bica do Ipu? Todos nós sabemos que as fontes que jorram até a Bica formando o nosso riacho Ipuçaba minam água abundante para a Bica ter água o ano inteiro. Porém, essa água é represada para venda. Ué, não entendi... A água é nossa e nós pagamos por ela?

A situação é crítica principalmente no verão onde a água some de vez, a paisagem muda, o verde morre e tudo fica cinza. Pensemos dessa forma, a Bica do Ipu é uma arte natural para invejar qualquer país europeu, de beleza rara se jorrassse água o ano inteiro e fosse bem aproveitada por nossos gestores além de um turismo cada vez maior gerando renda para a cidade, artistas ipuenses (temos muitos) poderiam expor suas obras para os turistas gerando renda para esses artistas que por sua vez gastariam nos comércios ipuenses, todos sairiam ganhando, a arte, o comércio, a natureza, o Ipu.

Mas, nossos gestores só pensam em pistas assim facilitando o super faturamento e o capital para a próxima campanha. Afinal, pista é mais importante que saúde, arte, educação e geração de empregos, porque comemos e bebemos pista, certo?

Alberto Ativista, escritor e poeta.